Wednesday, May 10, 2017

Opinião "Por Treze Razões" de Jay Asher


Olá queridos leitores!!






Opinião:

No dia em que a série saiu na Netflix, não resisti em ver o primeiro o episódio, mas apercebi-me de que ia gostar de ler o livro primeiro. Então foi o que fiz...

...

Apesar de toda a controvérsia gerada em volta deste livro, sou uma das pessoas que o adorou.
 Depois de ler “13 anos para sempre, Marion” fiquei a conhecer muito melhor este tema — o Bullying. É sempre um tema muito difícil e que gera muita discussão... na verdade, penso que não se fala o suficiente sobre isso.

Este livro fez-me perceber, mais uma vez, que é muito complicado identificar os indícios que levam uma pessoa a acabar com a sua vida. Todos temos momentos maus, e aquilo que penso quando vejo alguém mal-humorado é que essa pessoa está, simplesmente, a passar por um período mau... por vezes pode não ser bem assim... mas como saber quando interferir?
O conselho que tenho é pedirem ajuda profissional. 

 Já vi comentar nas redes sociais, que “Por 13 razões” é um livro que transmite muito pouca esperança para quem enfrenta situações complicadas. Eu por outro lado, acho que o livro é muito realista. As pessoas (neste caso os estudantes) estão tão embrenhados nas suas próprias vidas, que não se apercebem do que se passa na mente dos outros. Hannah é uma rapariga que podia muito facilmente ser uma colega nossa. Todas as coisas más que lhe acontecem passam despercebidas aos olhos dos outros. Porquê? É fácil dizer que “se fosse eu, tinha ajudado” ou “se fosse eu, tinha interferido”, mas a verdade é que a maior parte de nós é como Clay.

Clay...senti tanta compaixão por esta personagem... Ele ouve as cassetes e sente-se impotente... quando podia ter feito alguma coisa, não teve coragem suficiente para agir...

Houve algo nesta história que não bateu muito certo para mim. Penso que os acontecimentos são demasiados exagerados. Quando pensamos que a Hannah já sofreu o suficiente, acontecia sempre algo a seguir...
A ideia de que os colegas são injustos para ela é percetível logo de início, não há grande necessidade de exagerar...

O fim — sem dizer spoilers — achei que foi um reforço de como este livro pode ser uma boa influência para toda a gente.

Classificação: 4.5/5 estrelas.


Agradeço imenso à Editorial Presença, por todo o apoio que nos tem dado. 



Para mais informações sobre o livro clique aqui.



14 comments:

  1. Ainda bem que gostaste! Eu adoro a série e o livro está na minha wishlist há muito tempo, quero muito ler <3

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
  2. ainda não li o livro mas já vi a série na Netflix. Creio que retrata o bullying, a violência sexual de forma nua e crua sem romantismos e sonhos cor-de-rosa. Para alguns talvez até demasiado verdadeira e há quem diga que se aproveita do assunto. Mas acho o oposto.. acho que retratar estas realidades tal como elas são é o que faz desta série verdadeira. São assuntos demasiados crueis e reais para serem falados de forma leviana (ou como o diz o português, com 'paninhos quentes'). Quero deixar passar um tempo, quero deixar as emoções da série adormecerem um pouco antes de pegar no livro.


    "you never know what's someone is going through. Be kind always."

    ReplyDelete
  3. Eu adorei a serie e estou desejosa de ler o livro...

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Fiquei sem duvida tentada a ler o livro, pareceu-me interessante o conteúdo.
    Obrigada pela opinião :)

    ReplyDelete
  6. não li o livro nem vi a série mas parece-me que será uma leitura interessante.

    ReplyDelete
  7. Gostava muito de ler este livro, parece-me muito interessante.

    ReplyDelete
  8. Adorei ler este livro. Acho que todos os que contactam com adolescentes deveriam de o ler.
    ;)

    ReplyDelete
  9. Tenho ouvido falar muito da série e agora fiquei curiosa com o livro.

    ReplyDelete
  10. Eu vi a série e só soube que o livro existia depois. Se soubesse tinha lido o livro primeiro...

    ReplyDelete
  11. Um tema forte mas do qual se deve falar...

    ReplyDelete
  12. Vou mesmo querer ler.

    ReplyDelete
  13. Ansiosa para que venham logo as minhas férias e possa ver a série deste livro!
    ;)

    ReplyDelete
  14. Esta série da netflix também já me chamou a atenção :) Ainda bem que vi que existe o livro, agora fiquei com muita vontade de o ler mesmo! Obrigada pela opinião :)

    ReplyDelete