Tuesday, November 15, 2016

Opinião "O menino que pedalava" de Cassia Cassitas



  Todos gostamos quando nos identificamos com os livros. No momento em que peguei neste, foi no inicio do meu blog, e foi aquele momento inicial em que estava a lutar para que o blog funcionasse e para que as pessoas gostassem do que eu escrevo. De certo modo, tudo o que faço no blog é um pouco também para essas pessoas e não só para mim. Sinto que neste livro temos essa ambição, mas é algo visto de uma perspetiva um pouco individualista. 

Numa frase do livro é dito que "o caminho para o sucesso é longo e solitário". Bem, de certa forma é. E durante muito tempo pensei que até é verdade. Mas agora ao pensar melhor no assunto, se não fossem as pessoas que me têm apoiado neste projeto, eu provavelmente nem partilhava com vocês os meus sentimentos e o que penso dos livros, todos os dias. Acho que o caminho para se atingir algo é feito, solitariamente, sim, mas também com muito apoio. Não estou a falar de apoio da família ou dos amigos. Estou a falar do apoio também daqueles que não conhecemos e que estão sempre lá. Eu tenho seguidores desses. Seguidores fieis que vão à minha página ver o que publiquei naquele dia. Isso é muito importante para que as coisas resultem. E não vejo melhor motivação que essa.

 O menino desta história, quer muito ser ciclista nos para-olímpicos mas como todos sabemos, é um caminho bastante árduo.  As pessoas que nele pertencem, apresentam muitas limitações mas, mesmo assim, têm uma grande força de vontade para conseguirem fazer aquilo que sempre quiseram. É muito gratificante conseguirmos fazer algo, que sabemos, que há partida, muitas outras pessoas não o conseguem fazer. 
O apoio dado pela família, ao menino (André) é fantástico e penso que por essa razão ele conseguiu atingir o seu sonho.  

 Achei que toda a ideia estava pouco desenvolvida e penso que por essa razão não me senti muito dentro da história. Por vezes, dava por mim distraída e tinha de voltar a reler partes do texto. Não é que seja assim tão fora do normal, mas não me estava a cativar muito. 

 Tenho pena de não ter gostado assim tanto do livro como estava à espera. Infelizmente não podemos gostar de todos, não é?

 Já li opiniões de pessoas que gostaram muito e consigo perceber o porquê de haver quem goste, por isso, se estiverem interessados em ler, pesquisem um pouco mais e vejam se é o tipo de leitura para vocês :)


A minha classificação: 



3 comments:

  1. Já li este livro e faço parte das pessoas que gostaram muito :) Também escrevi a minha opinião no meu blogue: http://momentosliterariosml.blogspot.pt/2016/11/opiniao-o-menino-que-pedalava-cassia.html

    Beijinhos,
    Ana

    ReplyDelete
  2. Ganhei este livro num giveaway do Goodreads; a sinopse interessou-me mas ainda não li... Já li boas e más opiniões, vamos ver

    ReplyDelete
  3. Não conheço o livro e não me recordo de ter lido opiniões sobre o mesmo. O tema é interessante mas, naturalmente, depende da forma como está escrito. Vou ter que pesquisar.

    ReplyDelete