Tuesday, November 29, 2016

Opinião - "A Fortuna" de Cynthia D'Aprix Sweeney






  Acho que todos podemos concordar que este livro é lindo!
  É logo a primeira coisa que chama a atenção. E foi o que me chamou a mim mal o vi.
  Tive interesse imediato em comprá-lo, mas a LeYa enviou-me o livro para que pudesse partilhar com vocês a minha opinião honesta :)

  Há vários aspetos do livro que eu encontro em todas as nossas vidas familiares: os desencontros, as aventuras, as incompatibilidades, o afecto, as decisões, a amizade, o preconceito, etc.
  Mas não há dúvida de que os Plumb fazem parte das famílias mais disfuncionais que já ouvi falar no mundo dos livros.
  Na verdade, foram poucos os livros deste género que li, mas tenho algumas referências em mente que vos podem ajudar a ter uma ideia de como é esta família.
  A série "Bloodline" e a série cómica, que toda a gente já viu, "Uma família muito moderna", têm as suas parecenças com as personagens que enchem este livro de emoções.

  Foi uma aventura poder acompanhar esta família nestas últimas duas semanas. Diverti-me imenso! A minha mente não divagou uma única vez e senti-me incluída nas suas vidas fictícias.

  O protagonista mais estrondoso nesta história é Leo, que, infelizmente, faz lembrar muitas pessoas e provavelmente existe alguém assim em cada círculo familiar.
  Leo é aquele membro da família que destrói os outros e tem prazer em ser individualista, orgulhoso e calculista.

  Ora, é difícil dizer em quantas partes está dividido este livro. É interessante que cada capítulo conta uma história diferente de cada um dos membros da família Plumb.
Normalmente, apenas nos é dado um vislumbre de como é a personalidade e as características físicas das personagens secundárias. Neste livro, conhecemos cada uma delas individual e separadamente... sentimo-nos verdadeiramente chegados a elas.
  Enquanto estava a ler o livro, acontecia-me uma coisa que normalmente não me acontece: ao falar do que estava a ler às pessoas, eu conseguia-me lembrar do nome de todas as personagens. A minha memória não costuma ser particularmente boa, mas, graças à escrita maravilhosa e às descrições profundas, consegui lembrar-me, até das coisas mais irrelevantes.

Algo que pode ser um pouco chato, é o facto de só nos sentirmos envolvidos na história passado um bocado. O caminho é um pouco longo até percebermos o objetivo e conhecermos as facetas e o porquê das atitudes tomadas pelas personagens.

  Acho que a única coisa que não gostei tanto nesta história, foi o que ela quis transmitir. Não havia nada de muito relevante a conservar. É uma narrativa simples sobre uma família com virtudes e problemas.

  Mas no geral, adorei! Foi mesmo uma aventura. Recomendo a quem goste das duas séries que referi.


  A minha classificação:




Com o Apoio: 






7 comments:

  1. Fiquei com curiosidade em relação a esta história, adoro Modern Family e gosto de histórias com dinâmicas familiares, apesar de que às vezes fica difícil acompanhar.

    ReplyDelete
  2. Este livro está na minha lista de aquisições, Maggie e depois de ler a sua opinião, ainda fiquei com mais vontade de o ler.
    Obrigada pela partilha.
    Manuela Colaço

    ReplyDelete
  3. Ana Marques
    Este livro é próximo da lista!

    ReplyDelete
  4. A ter em conta depois de ler a recensão! :)

    ReplyDelete
  5. Gosto muito de "Uma família muito moderna" e a opinião sobre este livro deixou-me curiosa.

    ReplyDelete
  6. Eu já tenho este livro, mas ainda não o li. Falta-me tempo!!!
    ;)

    ReplyDelete
  7. Depois de ler a opinião estou a considerar seriamente ler o livro, parece ser bom!

    ReplyDelete